top of page

5 atribuições do Engenheiro de Obras

Foto do escritor: Box ConstrutoraBox Construtora
tit_engdeobras

“O engenheiro de obras é o paizão do canteiro. Amigo de sua equipe, tem jogo de cintura para negociar com os fornecedores e está sempre disposto a ensinar a mão de obra. Mas também está ali para fiscalizar tarefas, cobrar prazos e a qualidade final do produto. Exige resultados, em nome do cliente e dos acionistas. Seu maior prazer é transformar o desenho em algo construído, real. Seu uniforme é capacete, camiseta ou blusa de botão, calça jeans e bota.” (Silvana Maria Rosso – Téchne / PiniWEB – Adaptado)

curta apelo
i217923

Priscila Rizzi, Engenheira de Obras – Construtora EVEN

O engenheiro de obras (ou de execução) é o profissional que constrói um objeto projetado

Seu trabalho consiste basicamente em trazer para a realidade o que foi planejado.

A partir desta linha de pensamento, acompanhe as 5 atribuições do engenheiro civil de obras:

1. ESTUDAR PROFUNDAMENTE OS PROJETOS

gerenciamento-de-projetos-1024x560

O engenheiro de execução deve realizar um estudo detalhado de todos os projetos, a fim de entender plenamente o que será construído. 

Deve-se ressaltar que os projetos nem sempre trazem consigo detalhes construtivos suficientes para a execução dos objetos.

O engenheiro de obras deve planejar os métodos e as etapas de construção de cada elemento do projeto.

linha de quebra

CONFIRA OUTROS ARTIGOS DO BLOG DA ENGENHARIA CIVIL


tit dia do arquiteto

tit primeiro est

tit esgotos
linha de quebra

2. ADQUIRIR E GERIR MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

materiais-de-contruçao

O Engenheiro de obras deve, a partir dos projetos, quantificar os materiais de construção para suprir as etapas de produção.

Deve garantir eficiência na utilização dos materiais e economia, evitando e minimizando desperdícios.

Coordenar a reutilização e reciclagem dos materiais no canteiro também são pontos fortes, pois promovem a economia e a consciência ambiental.

O Engenheiro de Obras também deve saber a maneira correta de estocar os materiais de construção. A correta administração do almoxarifado reduz perdas e aumenta a eficiência de utilização dos materiais.

3. ADMINISTRAR E TRABALHAR EM EQUIPE

892996_318020438321456_1773887300_o

A partir do cronograma físico-financeiro da obra, o engenheiro deve dimensionar a quantidade de funcionários da obra e suas respectivas funções.

Além disso, deve coordenar as atividades na obra, liderando junto ao mestre-de-obras e ao encarregado de produção, as tarefas a serem realizadas.

Conhecimentos em gestão de pessoas são essenciais. O engenheiro deve saber como falar e lidar com as pessoas, como delegar funções e ser obedecido, como respeitar e ser respeitado por parte dos funcionários da obra.

4. GARANTIR A QUALIDADE DO PRODUTO FINAL

35cbf64ad2_media

A partir dos seus conhecimentos técnicos, o engenheiro deve treinar, guiar, fiscalizar e acompanhar os serviços realizados na obra a fim de garantir a boa técnica, que irá resultar em um produto final econômico e de qualidade.

Os conhecimentos técnicos são também de extrema importância devido ao fato de que possíveis erros de projeto devem ser observados e logo corrigidos.

Portanto, o engenheiro de obras deve conhecer de maneira geral todas as áreas da engenharia, a fim de executar com segurança o objeto projetado.

São exemplos de conhecimentos das demais áreas da engenharia, que são importantes para o engenheiro de obras:

– Ter em mente a diferença entre armação positiva e negativa, e o bom senso de analisar o projeto estrutural para verificar a coerência do cálculo;

– Saber identificar, tátil e visualmente, camadas resistentes do solo, ainda que seja feito o SPT;

– Ter conhecimento da norma de acessibilidade, NBR 9050, para identificar possíveis desvios na geometria dos espaços, que possam causar transtornos futuros.

5. RESOLVER PROBLEMAS E TOMAR DECISÕES

??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Para finalizar, temos a tomada de decisão frente aos problemas de obra

Esta competência é a mais nobre de todas, pois uma decisão no caminho errado pode acarretar em prejuízos para a obra e em casos mais sérios, a falência de um empreendimento

Como exemplo podemos citar a escassez ou falta de determinado material no região.

Imagine que você, como engenheiro, planeja uma semana de produção de estruturas de concreto na obra, e recebe a notícia de que o seu fornecedor de cimento está sem material.

Você já teria em mente o plano B? Outro fornecedor de cimento? E em caso de adiar o uso do concreto, haveriam outras atividades a serem desenvolvidas no canteiro de obras, para que as equipes não ficassem paradas? 

Este é o desafio do Engenheiro de Obras.

(Escrito por Cícero Batista Junior)

x – x – x –

O BLOG DA ENGENHARIA CIVIL agradece a sua visita.

Curta a nossa fanpage do Facebook!


compartilhar

Deixe também seu comentário abaixo!

– x – x – x –


pagina inicial
6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Cadastre-se

(62) 98213-0280 / (62) 99633-8324

©2019 by Box Construtora. Proudly created with Wix.com

bottom of page