top of page
  • Foto do escritorBox Construtora

O que faz um Engenheiro Geotécnico?

tit geotecnia

A Engenharia Civil possui diversas áreas de atuação. A especialização é um artifício que os profissionais podem utilizar para se valorizar, podendo então, contribuir para a sociedade através da prestação de serviços com maior segurança, confiança e qualidade.

curta apelo

Podemos citar, como campos de trabalho da engenharia civil: Obras e Construção Civil, Estruturas, Geotecnia, Transportes e Tráfego, Hidráulica/Hidrologia e Saneamento.

Neste artigo, falaremos sobre o trabalho realizado pelo Engenheiro Civil Geotécnico.

A Geotecnia é a área de estudo da engenharia civil que busca apresentar soluções às construções que necessitam de conhecimento aprofundado e específico na ciência dos solos e das rochas. É útil quando, em uma construção, surgem problemas de engenharia que não podem ser solucionados com os conhecimentos básicos aprendidos na graduação.

linha de quebra

CONFIRA OUTROS ARTIGOS DO BLOG DA ENGENHARIA CIVIL


tit_engdeobras

titulo arcos

tit trincas
linha de quebra

Para trabalhar na área, você deve possuir graduação em Engenharia Civil e posteriormente realizar (no mínimo) o mestrado em geotecnia.  Nada impede que você trabalhe em obras geotécnicas sem possuir a pós-graduação, desde que a construção tenha baixa complexidade.

Confira abaixo os 6 principais trabalhos realizados pelo engenheiro geotécnico:

1 – Escavações

Todas as obras de engenharia civil necessitam de algum tipo de movimento de terra: escavações, perfurações, corte, aterro, etc. De acordo com o volume e a complexidade dos serviços, o trabalho do geotécnico pode ser imprescindível para que os serviços sejam realizados com eficiência e segurança.

Em obras de edificações, por exemplo, as escavações são necessárias para planificar o terreno e preparar as aberturas necessárias para receber as fundações e instalações em geral.

1

Espalhamento de material para aterro. Perfuração de solo para concretagem de estaca. Escavação para construção de túnel.

A construção de túneis é a obra de engenharia geotécnica que mais representa a aplicação das escavações. É também um dos tipos de obra mais perigosas de se executar, uma vez que os serviços são realizados sob grandes massas de solo/rocha, submetidas muitas vezes a elevadas cargas (por exemplo, a escavação de um túnel para a implantação de uma rede de metrôs sob uma grande cidade), além das interferências que as escavações podem causar em fundações de edifícios altos e outras obras.

2 – Investigação e Análise Geotécnica

Nas sondagens de áreas, o engenheiro geotécnico é responsável por identificar as camadas do solo; determinar suas propriedades mecânicas, como a resistência e a deformabilidade; realizar a análise qualitativa dessas informações; estudar a hidrologia subterrânea e estabelecer as camadas e regiões seguras para a execução dos serviços.

Em obras de edificações, o engenheiro geotécnico pode, a partir das informações da sondagem, projetar as fundações – com ou sem cooperação de um engenheiro de estruturas.

2

Equipe realizando ensaio SPT. Solo em corte, revelando 4 camadas distintas. Coleta de amostra de solo indeformada.

Em alguns casos, através da análise pode-se constatar que o solo precisará receber um tratamento preliminar antes de iniciar a construção propriamente dita. É o caso de solos não adensados, solos moles e orgânicos, solos colapsíveis e solos expansíveis, entre outros.

3 – Taludes e Contenções

Para terrenos acidentados, o geotécnico pode projetar e construir muros de contenção ou taludes naturais, de acordo com a situação e as necessidades de utilização da área.

O geotécnico também apresenta soluções para a estabilização de encostas de risco e em erosão, através da análise da topografia, da ocupação do solo e das características do material encontrado no local. Os maiores problemas são referentes aos locais que foram ocupados de maneira inapropriada, devido ao crescimento urbano desordenado.

3

Encosta de risco, devido à ocupação inapropriada. Taludes com grama para proteção superficial. Contenção de solo com o método das estacas secantes.

A estabilização das encostas é realizada, de maneira geral, com o tratamento superficial do material, construção de elementos de drenagem e posteriormente uma solução com muros de contenção ou taludes naturais de terra – este último necessita de proteção contra a infiltração de águas pluviais, para evitar o colapso do conjunto.

4 – Barragens e Obras Hídricas

O geotécnico apresenta soluções para a construção de barragens, principalmente quando construídas com terra. Toda a infraestrutura da construção de uma barragem é baseada em escavações e movimentação de terra, e o mais agravante ocorre quando é necessário desviar o curso d’água, necessitando maquinário capaz de enfrentar corte e aterro de solos saturados.

4

Barragem de terra. Canal com revestimento de concreto. Barragem de Concreto.

Canais construídos com ou sem revestimento também necessitam do geotécnico, uma vez que devem ser estudadas as características do solo sobre o qual será apoiado o canal, os métodos de escavação e a estabilização dos taludes.

5 – Vias e Estradas

O geotécnico direciona os serviços de corte e aterro necessários à instalação do grade da rodovia, em especial, nos casos em que a rodovia passa por serras, chapadas, ou qualquer outra formação em aclive/declive. Nesses trechos, cabe ao engenheiro geotécnico garantir a estabilidade da formação, tomando providências para impedir deslizamentos de terra durante e após a construção da via.

5

Construção de Estrada em terreno acidentado. Estrada construída em região de alto aclive / declive. Motoniveladora realizando o serviço de espalhamento do material de base para estrada.

6 – Geotecnia Ambiental

Uma das áreas que vem ganhando atenção é a geotecnia ambiental, com atribuições de investigação do nível de contaminação de solos, construção da infraestrutura de aterros sanitários e elaboração de projetos de tratamento dos terrenos – trabalho importante em tempos de expansão das fronteiras imobiliárias na direção de antigas regiões industriais de grandes centros urbanos.


6

Aterro Sanitário. Terreno com presença de resíduos solidos. Área com contaminação por combustíveis. 

Nota: A geotecnia é uma das especialidades mais complexas da engenharia civil. Existem muitas outras atribuições que este profissional pode exercer que não foram contempladas no presente artigo

Parte deste artigo foi produzido com base no texto Carreira: Engenheiro Geotécnico, da PINI.

(Escrito por Cícero Batista Junior. Revisão: Úrsula Lacerda)

linha de quebra

O BLOG DA ENGENHARIA CIVIL agradece a sua visita.

Curta a nossa fanpage do Facebook!


compartilhar

Deixe também seu comentário abaixo!

linha de quebra

pagina inicial
linha de quebra
211 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page