top of page

Pavimentação em Pedra Tosca e Paralelepípedo

Foto do escritor: Box ConstrutoraBox Construtora

titulo pavimentaçao

A pavimentação em pedra, ou simplesmente calçamento, é construída através do assentamento de pedras sobre uma base de agregados miúdos que, com as juntas entre os blocos preenchidas posteriormente com agregado fino ou com argamassa (rejunte), formam um conjunto resistente, viabilizando o tráfego de veículos e pessoas.

curta apelo
Preda

Apesar da crescente perda de espaço dos revestimentos por calçamento para revestimentos asfálticos e de concreto, ainda é comum encontrar em cidades pequenas ou em regiões periféricas de cidades de médio e grande porte, vias pavimentadas com esse tipo de revestimento.

linha de quebra

CONFIRA OUTROS ARTIGOS DO BLOG DA ENGENHARIA CIVIL


tit_engdeobras

titulo arcos

tit concreto estrutural
linha de quebra


Confira a seguir as vantagens e desvantagens dos calçamentos:

VANTAGENS

1. Economia

Apresentam baixa complexidade de execução e menores custos, quando comparados com revestimentos asfálticos. Além dos custos com material, ligantes asfálticos não são encontrados em qualquer lugar, o que pode implicar em elevados custos com transporte.

2. Atrito

Em trechos íngremes, o calçamento rejuntado promove maior aderência entre revestimento e pneu, aumentando a segurança, principalmente em dias chuvosos.

Além disso, em vias locais, o calçamento tem a vantagem de reduzir a velocidade de tráfego dos veículos, tendo em vista que não possui superfície totalmente uniforme. 

3. Pavimentação provisória

Apresentam-se como alternativa à pavimentação de vias onde não existem redes de drenagem, de distribuição de água e de coleta de esgoto.

É importante ressaltar que, para a instalação dessas redes, faz-se necessário remover o pavimento existente na via.

Dessa forma, não faz sentido pavimentá-la com materiais mais onerosos, como revestimentos betuminosos, se posteriormente o mesmo terá de ser demolido.

ScreenShot783

Remoção do pavimento em pedra tosca para a execução de obras de drenagem na Av. Letícia Pereira – Fonte: Diário do Cariri

4. Drenagem

A permeabilidade do calçamento (quando sem rejuntamento) facilita a infiltração das águas pluviais, evitando alagamentos.

infiltracao

5. Conforto térmico

Os revestimentos por calçamento apresentam menor capacidade de absorção do calor que os revestimentos betuminosos, melhorando a sensação térmica em dias quentes.

DESVANTAGENS

Proporcionam desconforto aos usuários, devido às trepidações promovidas pelas irregularidades da superfície.

TIPOS DE CALÇAMENTO

Recomenda-se que a pavimentação por calçamento seja executada em associação com o meio-fio ou algum outro elemento que possa contribuir para o travamento do conjunto.

1. Alvenaria Poliédrica Sem Rejuntamento / Pedra Tosca

Consiste de camadas de pedras irregulares com dimensões aproximadas de 10 x 15 x 10 centímetros, assentadas e comprimidas sobre um colchão de regularização constituído de areia ou pó de brita com espessura média de 15 cm. O colchão deve ser aplicado sobre o subleito regularizado.

Os materiais que constituem as juntas são pequenas lascas de pedras, além do próprio material do colchão.


Pedra Tosca Sem Rejunte – Fonte: Prefeitura Municipal de Barbalha

2. Alvenaria Poliédrica Rejuntada / Pedra Tosca Rejuntada

Funciona como o pavimento em pedra tosca sem rejunte, mas as juntas são preenchidas por argamassa de cimento e areia.


Pedra Tosca Rejuntada – Fonte: Prefeitura Municipal de Iguatu

Costuma ser utilizado em trechos íngremes por promover maior ligação entre as pedras.

3. Paralelepípedo Sem Rejuntamento

É constituído por blocos regulares com dimensões aproximadas de 11 x 18 centímetros, assentes sobre um colchão de regularização com espessura média de 15 cm feito de material granular apropriado (areia grossa, por exemplo). As juntas entre os paralelepípedos são preenchidas com o próprio material do colchão de regularização, pó de brita ou pedrisco.


Paralelepípedos sem rejuntamento – Fontes: TECPAR e Arquivo Pessoal

4. Paralelepípedo Com Rejuntamento

Funciona como o pavimento em paralelepípedo sem rejunte, mas as juntas são tomadas por materiais ou misturas betuminosas ou por argamassa de cimento Portland.


Paralelepípedos rejuntados com argamassa de cimento e areia (à esquerda) e com asfalto diluído (à direita) – Fonte: Arquivo Pessoal e Blog do Odithes

Os paralelepípedos podem ser fabricados em diversos materiais, sendo os mais usuais constituídos de blocos de granito, gnaisse ou basalto.

– x – x – x –

Informações Adicionais


Comparação entre os 4 tipos de calçamento quanto ao conforto para o usuário


Comparação entre o preço dos 4 tipos de calçamento

(Escrito por Úrsula Lacerda)

  1. x – x – x –

Fonte – Imagens Blog do Odithes Diário do Cariri Prefeitura Municipal de Barbalha TECPAR Bibliografia Manual de Pavimentação – DNIT. 3.ed. – Rio de Janeiro, 2006. 274p. (IPR. Publ., 719)

x – x – x –

O BLOG DA ENGENHARIA CIVIL agradece a sua visita.

Curta a nossa fanpage do Facebook!


compartilhar

Deixe também seu comentário abaixo!

– x – x – x –


pagina inicial
3.787 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


Cadastre-se

(62) 98213-0280 / (62) 99633-8324

©2019 by Box Construtora. Proudly created with Wix.com

bottom of page