top of page

5 Prováveis Respostas

Foto do escritor: Box ConstrutoraBox Construtora
tit_telhadolaje

Gostaria de começar este texto falando o seguinte: questione tudo. 

Não é por que algo é feito de maneira tradicional que devemos acreditar, simplesmente por ser cultural. 

curta apelo

Nós como engenheiros, transformadores da civilização, devemos ter plenitude de conhecimento para agir com segurança e tomar as melhores decisões. E também para responder a seguinte pergunta, aparentemente simples:

POR QUE CASAS TÊM TELHADO E EDIFÍCIOS TÊM LAJE?

As respostas abaixo não justificam totalmente se analisadas individualmente. Ao complementar umas com as outras consegue-se responder o nosso questionamento. E também não são regras; apenas justificam a maioria dos casos.

1. Ação do Vento

Primeira resposta e talvez a mais importante de todas. 

Ao analisar o vento, a partir da dinâmica dos fluidos, vemos que o gradiente de velocidade tem comportamento logarítmico, justificado pela viscosidade da matéria. Quanto maior a altura, maior a velocidade do vento.

gradiente de velocidade

Dessa forma, percebe-se que as casas, com telhado, que tem altura relativamente baixa, recebem uma carga de vento que é praticamente inofensiva para as telhas.

Por outro lado, os edifícios, por terem altura considerável, recebem carga de vento que deve ser levada em consideração nos cálculos estruturais.

A ação do vento, sobre a superfície do edifício, causa sucção na laje, exercendo uma pressão que tende a levantar o conjunto. Telhas, simplesmente apoiadas e sem reforço adicional, facilmente seriam arrastadas no fluxo.

linha de quebra

CONFIRA OUTROS ARTIGOS DO BLOG DA ENGENHARIA CIVIL


tit dia do arquiteto

tit primeiro est

tit esgotos
linha de quebra

 2. Instalação de SPDA

A partir de determinada altura, regulamentada pelos decretos estaduais (30 metros no Rio de Janeiro, por exemplo), é necessária a instalação no edifício do SPDA – Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas – o famoso Para-raios.

para_raio

Tal sistema é pesado e deve ser muito bem afixado na coberta do edifício. A fixação é garantida pela laje de concreto.

3. Rigidez estrutural

O Edifício, devido à sua altura, deve ter rigidez estrutural, principalmente na cobertura, que é a região que recebe o efeito combinado de todas as deformações do prédio – imagine: um deslocamento mínimo na base do edifício pode ocasionar um deslocamento dezenas de vezes maior no topo.

pilar2

A laje é uma estrutura que ao se apoiar sobre as vigas e, engastada nestas, promove o efeito de contraventamento da estrutura, controlando as deformações que o prédio venha a sofrer nessa região. Dessa forma, a laje é também um plano resistente, que além de atuar de maneira principal como placa (esforços normais ao plano), também pode ser considerada uma chapa (esforços na direção do plano). 

4. Construção de Reservatório Elevado

A laje da cobertura de quase todos os edifícios é palco da construção de uma estrutura necessária para o funcionamento do sistema hidráulico por gravidadeO RESERVATÓRIO DE ÁGUA ELEVADO.

imagem

Vários operários trabalham em cima da laje durante os processos de armação, concretagem e impermeabilização do reservatório superior. Não só devemos levar em consideração o peso dos operários, mas também dos materiais de construção que são transportados para a laje de cobertura.

Tal atividade não é observada em casas, quando se utilizam reservatórios pequenos, apoiados sobre uma estrutura independente posicionada interna ou externamente à edificação (comumente se encontra abaixo do telhado).

5. Relação Custo Benefício

Um dos principais motivos de se construir a laje em uma casa seria o de forrá-la

Mas se a necessidade for somente de forrar a residência, forros convencionais de PVC e gesso são alternativas mais viáveis. Podemos citar 4 motivos:


forro de gesso decorado2

1 – Os forros de PVC ou gesso são mais baratos do que a laje de concreto.

2 – A laje de concreto é mais pesada do que os forros convencionais, e sua utilização acrescenta nos custos da estrutura e fundações.

3 – Os forros convencionais favorecem a manutenção da estrutura do telhado e dos elementos das instalações.

4 – Versatilidade: Os forros de gesso permitem detalhes construtivos que incrementam a decoração do ambiente. Também é possível encontrar forros de PVC coloridos.

– x – x – x –

Como informado no início do texto, não é regra utilizar casas com telhado e edifícios com laje. É possível encontrar casas com laje e edifícios com telhado, embora no segundo caso a laje seja realmente obrigatória, a favor da segurança da estrutura.

(Escrito por Cícero Batista Junior)

x – x – x –

O BLOG DA ENGENHARIA CIVIL agradece a sua visita.

Curta a nossa fanpage do Facebook!


compartilhar

Deixe também seu comentário abaixo!

– x – x – x –


pagina inicial
18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Cadastre-se

(62) 98213-0280 / (62) 99633-8324

©2019 by Box Construtora. Proudly created with Wix.com

bottom of page