top of page
  • Foto do escritorBox Construtora

5 problemas que afetam a produtividade na obra!


A rotina das empresas de construção civil é cheia de problemas e imprevistos, que acabam afetando a produtividade na obra. Alguns deles acontecem devido a fatores externos e demandam tempo e processos longos para serem resolvidos.


Reformar e Construir

1. Número de funcionários envolvidos

É comum nos depararmos com obras com funcionários insuficientes ou sobressalentes, o que demonstra falta de planejamento e de atenção aos vários fragmentos que compõem o processo construtivo de um empreendimento. Para lidar com esse problema, é necessário medir o tamanho, a complexidade e a urgência das tarefas executadas no canteiro de obras e, a partir daí, direcionar o número de trabalhadores de maneira condizente com o necessário. Isso diminui o percentual de funcionários ociosos e de etapas entregues com atraso ou conduzidas de maneira ineficiente.



2. Tempo de execução do serviço

O tempo de entrega de uma obra ou de determinada tarefa depende de vários fatores, como a pontualidade na entrega de materiais, o não seguimento do cronograma e a própria produtividade dos funcionários. Para resolver esse conflito, é necessário antes identificar o que está contribuindo para o atraso na entrega dos serviços executados pela sua empresa.


3. Tempo de transporte dos materiais

As empresas mais tradicionais utilizam equipamentos convencionais como elevadores, guincho de coluna, giricas, etc. Já as empresas mais modernas investem em equipamentos de maior impacto tais como gruas, guindastes, bombas e silos. Dessa maneira, a maioria das empresas de construção civil acabam não adotando equipamentos mais eficientes pela falta de um planejamento logístico no transporte de materiais. O ideal é considerar a quantidade, o tipo, a urgência e a distância a ser percorrida para o transporte de cada material, considerando as condições particulares de cada operação. A partir daí, deve ser feita uma análise para decidir os recursos a serem utilizados – o transporte vertical, por exemplo, pode ser vantajoso para muitas empresas, mas para outras pode configurar um gasto desnecessário.



4. Imprevistos

Com ou sem planejamento, imprevistos podem acontecer. A importância está na maneira como a empresa e o gestor de obras irá lidar com o problema e conduzir a situação sem que os trabalhos sem prejudicados. Mais uma vez, imprevistos como chuvas, falta de mão-de-obra e atraso na entrega de materiais devem ser incluídos no cronograma da obra. Assim, caso algum evento não planejado aconteça, será mais fácil solucioná-lo com impactos mínimos à produtividade dos trabalhadores.


5. Fatores externos

Para lidar com fatores externos de maneira mais unificada, o ideal é investir em uma ferramenta de comunicação instantânea para a sua equipe. Dessa maneira, os funcionários podem fazer solicitações de emergência, obter suporte e trocar informações importantes com menos burocracia e de maneira mais organizada e direta.


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page