top of page
  • Foto do escritorBox Construtora

Estátuas e Monumentos

tit_estatuas

Hoje abordaremos um assunto pouco comentado nas comunidades de engenharia: a construção de monumentos e estátuas – maneira pela qual as sociedades se retratam através da arte, comunicando religiosidade, imposição, vitórias políticas, poder, entre outros significados.  

curta apelo

Para sair do papel, os grandes monumentos devem contar com o trabalho de engenheiros de diversas especialidades, sendo o dimensionamento da estrutura e o transporte de materiais (horizontal e vertical) cabível a um engenheiro civil ou mecânico.

Atualmente, o mundo conta com diversos monumentos que são importantes marcos turísticos, exercendo forte influência nas economias locais.

Apresentaremos a seguir algumas destas construções, realizando um comentário sobre sua magnitude e os desafios enfrentados pelos profissionais da época.

linha de quebra

CONFIRA OUTROS ARTIGOS DO BLOG DA ENGENHARIA CIVIL


tit taludes


tit concretagem
linha de quebra

TORRE EIFFEL

Em 1884, os engenheiros Emile Nouguier e Maurice Koechlin, que trabalhavam na empresa do engenheiro francês Gustave Eiffel, tiveram a idéia de erguer uma torre muito alta. Eiffel abraçou o projeto, desenhado pelo arquiteto Stephen Sauvestre, e o inscreveu num concurso do governo, que queria um monumento para marcar o centenário da Revolução Francesa, em 1889. O projeto de Eiffel foi o vencedor.

4

Torre Eiffel, em Paris – França. Ao lado, modelo estrutural, com fins demonstrativos.

Ela foi construída em 1889. A ousadia da torre de Eiffel, desenhada para ter 300 metros de altura, gerou na época muitas discussões e desconfianças em relação aos reais benefícios que a mesma proporcionaria, uma vez que seria construída com recursos públicos.

Em 1964 a Torre Eiffel entrou para a lista de monumentos históricos de Paris e hoje é considerada uma obra-prima da engenharia civil e do design arquitetônico. Ela recebe a cada ano mais de 6 milhões de turistas que, a 274 metros do solo, têm uma incrível vista. Num dia claro, com a ajuda de um binóculo, o raio de visão alcança aproximadamente 60 quilômetros.

A obra de 10 mil toneladas e 274 metros de altura foi concluída em 2 anos.

Nq1Lev4

Sequência de fotos que mostra a montagem da torre Eiffel durante o tempo.

Na primeira etapa da construção, iniciada em 1887, foi feita uma fundação de concreto, instalada num gigantesco buraco aberto alguns metros abaixo do nível do solo, sobre uma camada compactada de cascalho

3

Montagem dos pés da base | Processo de construção do arco, com detalhes de cimbramento da estrutura | Eletricistas trabalhando pouco antes da inauguração da torre.

Com a ajuda de andaimes de madeira, entre 150 e 300 operários, orientados por engenheiros veteranos, começaram a montar a estrutura de ferro fundido, peça por peça. Outra centena de metalúrgicos trabalhava numa fábrica forjando as 18 mil peças que iriam compor a torre. 

CRISTO REDENTOR

A estátua de 38 metros de altura e mais de mil toneladas levou cinco anos para ser construída. O engenheiro Heitor da Silva Costa fez o primeiro projeto, o artista plástico Carlos Oswald se encarregou do desenho final e o escultor francês Paul Landowski modelou as peças que compõem a estátua.

2

Cristo Redentor, Rio de Janeiro – Brasil. Modelo estrutural, com fins demonstrativos.

A estátua foi feita na França, pois acreditava-se, na época, que profissionais brasileiros não teriam experiência para executar a obra. Antes de a obra ser trabalhada em seu tamanho original, foram preparadas várias maquetes de gesso.

A estátua veio da França para o Brasil em pedaços. Só a cabeça era composta por 50 peças e cada uma das mãos media 3,2 metros de comprimento. O transporte das peças ao alto do Corcovado foi feito através de uma ferrovia que ligava o morro à parte baixa do Rio de Janeiro, existente desde o final do século XIX.

1

Montagem de pilar guia central, para içamento de peças | Construção da estrutura de concreto | Inicio da moldagem da escultura, de cima para baixo

Gigantescos andaimes de madeira e ferro permitiam aos operários o acesso aos pontos mais altos da obra, enquanto as peças eram erguidas por um sistema de cabos e roldanas. As várias partes do Cristo eram ocas e foram encaixadas aos poucos na estrutura de concreto armado montada para sustentar o peso da estátua.

A primeira parte a ficar pronta foi a cabeça. O Cristo foi surgindo, portanto, de cima para baixo. Todas as peças da parte externa foram revestidas com pastilhas de pedra-sabão, material que, apesar de ser facilmente riscado, resiste bem ao tempo e às variações de temperatura.

ESTÁTUA DA LIBERDADE

O Monumento comemora o centenário da assinatura da Declaração da Independência dos Estados Unidos e é um gesto de amizade da França para com os Estados Unidos.

5

Estátua da Liberdade – New York – Estados Unidos. Modelo estrutural, com fins demonstrativos.

O trabalho começou em 1875 e exigiu dez anos. A “casca” foi feita com 80 toneladas de cobre norueguês que, moldado manualmente, resultou nas formas da estátua. O processo se assemelhou a um quebra-cabeça de muitas peças, montado sobre uma estrutura de ferro fundido projetada por Alexandre Gustave Eiffel (sim, o da torre).

6

Detalhe das barras utilizadas para a fixação das placas de cobre | Montagem da tocha e da cabeça da estátua

Em 1885, construída na França, com 46,50 metros e pesando quase 225 toneladas, a estátua precisou ser desmontada e acondicionada em 214 caixas antes de ser embarcada para Nova York, onde permanece desde 1886 sobre um pedestal de alvenaria erguido pelos americanos na ilha Liberty.

7

Pedestal em construção na ilha Liberty | Modelo da estátua em tamanho reduzido, construído em gesso | Estátua sendo montada na França

A Montagem da estátua teve três etapas:

O pedestal foi construído pelos americanos entre 1884 e 1885. Seus pilares foram erguidos em torno das paredes de um antigo forte, que recebeu como enchimento um imenso volume de concreto.

O esqueleto da Lady Liberty é de ferro fundido: uma estrutura erguida em torno de dois pilares centrais, que sustentam as barras diagonais para fixar as placas de cobre.

As placas de cobre que formam a camada externa foram unidas com rebites. No miolo, há uma escada com 354 degraus (o elevador interno só vai até a plataforma, logo abaixo dos pés da estátua).

(Escrito por Cícero Batista Junior, Adaptado de pesquisas do site MUNDO ESTRANHO. Revisão: Úrsula Lacerda)

linha de quebra

O BLOG DA ENGENHARIA CIVIL agradece a sua visita.

Curta a nossa fanpage do Facebook!


compartilhar

Deixe também seu comentário abaixo!

linha de quebra

pagina inicial
linha de quebra
Fonte das imagens:
www.thetravelclub.org/images/traveloscope/statue_of_liberty/statueofliberty10.jpg
www.fashionspill.com/wp-content/uploads/2010/12/estatua-da-liberdade-e1370014312931.jpg
assets.nydailynews.com/polopoly_fs/1.1397425.1399496120!/img/httpImage/image.jpg_gen/derivatives/gallery_1200/statue-liberty-construction.jpg
media3.s-nbcnews.com/j/MSNBC/Components/Slideshows/_production/ss-090622-StatueLiberty/ss-090622-StatueLiberty-04.ss_full.jpg
photo.sf.co.ua/g/212/3.jpg
www.amosphotography.com/data/photos/369_1statue_of_liberty_aerial.jpg
www.parisperfect.com/blog/wp-content/uploads/2011/02/eiffel-frame-to-the-eiffel-tower.jpg
world-countries.net/wp-content/uploads/2015/01/Statuya-Hrista-Iskupitelya-foto.jpg
i.imgur.com/Nq1Lev4.jpg
projecaoastral.com/wp-content/uploads/2011/09/experiencianocristoredentor3.jpg
1.bp.blogspot.com/-4veK2aufp4E/TZG619J93uI/AAAAAAAAAcw/2UBgS2b4eqk/s1600/cristo+constru%25C3%25A7%25C3%25A3o.jpg
4.bp.blogspot.com/-AJIIptXHvMI/TpYeC_yGRMI/AAAAAAAABNY/ZH4nz0nay5w/s1600/11131733.jpg
www.riorio.com.br/assets/images/caminhos/des-cristo2.jpg
petcivilufjf.files.wordpress.com/2012/10/construcao2.png
petcivilufjf.files.wordpress.com/2013/01/eiffel1-1.jpg
static.hsw.com.br/gif/how-to-draw-buildings-15.jpg
2.bp.blogspot.com/-hyrFRlA5nG4/VSj5MJ0byTI/AAAAAAABazY/3TEFd_4rF9g/s1600/Eiffel%2BTower%2Bconstruction%2B(5).jpg
2.bp.blogspot.com/-MlrdW6Nryxs/Tcak7xgbACI/AAAAAAAAKlc/Jcyqws4DCGk/s1600/000019fb_medium.jpeg
a.abcnews.com/images/International/GTY_eiffel_tower_04_jtm_140325_17x12_1600.jpg
312 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page